UNIVERSO DC NOS CINEMAS:
COMO A DC ESTARIA NA FRENTE DA MARVEL
Desde os anos 70, a Warner Bros. veem produzindo filmes baseados nos personagens da DC Comics, entretanto, com toda essa carga de experiencia, o estúdio ainda tem problemas para conseguir engrenar seu Universo Estendido DC.
Grande parte dos problemas enfrentados atualmente são reflexo de anos em que o estúdio dedicou à produções focadas no Batman e no Superman. Entretanto como muitos pensam, a ideia de se criar um Universo Compartilhado para os personagens da DC é mais antiga do que os planos de sua concorrente Marvel.
No inicio dos anos 2000, Wolfgang Petersen foi definido para dirigir um filme de Batman vs Superman com um roteiro de Akiva Goldsman. A Warner Bros. cancelou o desenvolvimento para se concentrar em projetos individuais de Superman e Batman após J.J. Abrams apresentou outro rascunho para o projeto Superman: Flyby. Em fevereiro de 2007, a Warner Bros contratou marido e esposa Michele e Kieran Mulroney para escrever um roteiro para um filme da Liga da Justiça. Intitulado como Liga da Justiça Mortal, o longa teria George Miller como diretor entretanto Christian Bale, que havia estrelado como Batman em Batman Begins não foi abordado para reprisar seu papel, nem Brandon Routh, que estrelou como Superman em Superman Returns; entretanto especulasse que pelo menos Bale teria sido cotado para o papel após o segundo filme de sua trilogia como o homem morcego.
O filme começava a ganhar forma. Marit Allen ( Hulk, O Segredo de Brokeback Mountain) foi contratado como figurinista e mais de 40 atores participaram dos testes que escalaram Adam Brody (The Flash), Armie Hammer(Batman), Common(Lanterna Verde), DJ Cotrona(Superman), Megan Gale( Mulher-Maravilha), Hugh Keays-Byrne(Caçador de Marte), Santiago Cabrera(Aquaman), Zoe Kasan(Iris Allen), Jay Baruchel( Maxwell Lord) e Teresa Palmer( Talia al Ghul). A previsão era começar as filmagens em fevereiro de 2008, na Austrália, onde Miller também tocaria a pós-produção. Com um orçamento de US$ 220 milhões, o filme teria um visual bastante estilizado pelos efeitos visuais, seguindo a linha de Capitão Sky, 300 e Sin City.
Primeiro teste de uniformes feito pelo elenco de Liga da Justiça Mortal |
O primeiro obstáculo veio em novembro de 2007, com a greve dos roteiristas de Hollywood. A paralisação, concluída apenas em fevereiro do ano seguinte, impedia que Kieran e Michele Mulroney fizessem qualquer alteração no roteiro, o que interrompeu a produção. No mesmo mês, Marit Allen faleceu e a Weta Workshop assumiu o desenvolvimento dos uniformes. Terminada a greve dos roteiristas, os Mulroney voltaram a trabalhar no script, mas a produção sofreu um novo contratempo. O governo australiano considerou o filme ´´muito americano`` e negou os incentivos fiscais para as filmagens, o que obrigou Miller a mudar o escritório de produção para Vancouver, no Canadá. As filmagens foram adiadas para julho de 2008 e a esperança era chegar aos cinemas na metade de 2009.
Quando chegou a hora das filmagens, o Liga da Justiça de George Miller já parecia datado. A Marvel começava a sua história nas telas com Homem de Ferro, que estreou em abril de 2008, e a Warner Bros. colhia os frutos da abordagem sombria e realista de Christopher Nolan em O Cavaleiro das Trevas, lançado em julho de 2008. Antes considerado um plano alternativo, o sucesso de público e crítica da franquia do Homem-Morcego deu ao estúdio um norte para guiar a suas adaptações dos quadrinhos. Não parecia a hora para levar um supergrupo (ou um novo Batman) para os cinemas.
Com o fracasso do filme do Lanterna Verde com Ryan Reynolds e o fim da trilogia de Nolan, a Warner decide retornar com seu universo cinematográfico DC. O Homem de Aço foi o filme que trouxe o Superman novamente para o público, o filme ainda carregava o DNA de O Cavaleiro das Trevas, mas com a assinatura visual de Zack Snyder. Foi então que a Warner decide usar a ideia de que a trilogia Nolan fazia parte daquele universo e o Batman de Bale voltaria de sua aposentadoria em futuros filmes, contudo Christian Bale pediu um valor exorbitante para voltar a fazer o personagem fazendo com que o estúdio escolhesse outro ator para o papel no próximo filme e cancelando todos os planos da participação do Universo Nolan.
Em março de 2016 estrelou Batman v Superman: A origem da justiça, com Henry Cavill reprisando seu papel como Superman e Ben Affleck estrelando como Batman. Apesar de ter ganho lucro, foi considerado um desapontamento de bilheteria e recebeu comentários geralmente desfavoráveis dos críticos principalmente pelo seu tom, edição e ritmo, embora alguns tenham elogiado seu estilo visual e performances de elenco.
Depois da recepção extremamente negativa de Batman vs Superman: A Origem da Justiça (e do faturamento muito abaixo do esperado para um filme desse calibre), a Warner decidiu que precisava mudar sua direção narrativa, que estava em desacordo com o que o público-alvo que eles desejavam queria, e assim, nasceu o tenebroso Esquadrão Suicida.
Foi aí que veio Mulher-Maravilha, o primeiro filme de uma super-heroína, e mesmo com toda a apreensão do público, o longa acabou se provando um verdadeiro sucesso, mas existe uma razão muito clara para isso. Além de toda importância no que se refere à representatividade feminina, podemos dizer que Mulher-Maravilha foi feito da maneira correta, respeitando as características básicas da personagem e colocando em tela uma heroína segura de si mesma e que exala esperança.
Daquele momento em diante, parecia que a DC havia encontrado seu caminho e que estava pronta para encarar a Marvel, porém sabemos que não foi isso que aconteceu. Finalmente havia chegado o tão aguardado momento de vermos a Liga da Justiça nos cinemas, considerada uma das maiores equipes de super-heróis dos quadrinhos, os fãs mal podiam esperar para finalmente verem a materialização de um sonho, mas o sonho acabou se tornando um pesadelo.
Mesmo com toda a rejeição, Zack Snyder estava de volta e pronto para dar vida à Liga da Justiça, porém mais uma vez, o diretor acabou sendo uma vítima de si mesmo. Snyder estava disposto a finalizar sua visão narrativa, trazendo o Superman de volta e dando o pontapé inicial para a apresentação de Darkseid, mas parece que ele não havia aprendido com os erros do passado e mais uma vez, caminhava para um filme com uma narrativa “inchada”, personagens que destoam de suas contrapartes nos quadrinhos e diversos outros vícios que o diretor ostentava.
Com isso, a Warner decidiu dar um basta em Snyder e colocar outra pessoa em seu lugar, mas talvez isso tenha sido feito tarde demais. Foi então que Joss Whedon, o responsável pelo sucesso estrondoso de Vingadores, foi trazido para o projeto, com o objetivo de fazer com que a Liga da Justiça fosse tão bem-sucedida quanto a equipe da Casa das Ideias.
Entretanto, Whedon subiu a bordo faltando poucos meses para que o filme chegasse aos cinemas, e além de ter que reescrever cenas do roteiro, teve que comandar as regravações às pressas. Hoje em dia, filmes de super-heróis são sinônimo de efeitos especiais, o que significa que a pós-produção precisa de tempo para trabalhar bem as cenas que requerem computação gráfica, mas Liga da Justiça não teve isso. Além da falta de tempo para regravar, Whedon teve que trabalhar com um Ben Affleck que estava visivelmente acima do peso, um Henry Cavill de bigode e inserindo digitalmente algumas locações usadas por Snyder nas gravações iniciais.
O resultado obviamente foi desastroso e isso se refletiu na bilheteria vergonhosa da produção. É claro, a maior culpada de tudo isso foi a Warner, que aceitou deixar Snyder no comando de uma produção dessa magnitude, mesmo depois de Batman vs Superman, mas, pior ainda, foi o estúdio ter decidido não adiar o lançamento para que Whedon tivesse mais tempo para refinar seu trabalho.
Durante a San Diego Comic-Con 2018, a Warner estava determinada a mostrar que a DC ainda tem muita lenha para queimar e ao que parece, eles conseguiram. Com a revelação do primeiro trailer de Aquaman, podemos ver que o estúdio parece ter entendido o recado, nos apresentando um filme atraente visualmente, que contém humor, leveza, ação e heroísmo.
Essa segurança se tornou ainda mais intensa quando vimos o primeiro trailer de Shazam!, ali, o estúdio mostrou que realmente havia deixado para trás a depressão e os tons sombrios para dar lugar às cores, alegria e tudo o que os fãs de filmes de super-heróis mais gostam. Muitos irão dizer que a DC se rendeu à Marvel, para essas pessoas, eu digo que o estúdio apenas está sendo fiel aos quadrinhos, e mais importante de tudo, sendo honroso com os personagens.
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